Agora é lei FGTS poderá ser usado para aquisição de empréstimo consignado

FGTS poderá ser usado para aquisição
de empréstimo consignado

O Brasileiro poderá usar o FGTS como garantia para pegar empréstimo consignado. A regra vale para os trabalhadores demitidos sem justa causa.

fgts-emprestimo-consignado

FGTS poderá ser garantia em empréstimos consignados

A Medida Provisória 719 permite que  trabalhadores ofereçam ao banco que vai conceder o empréstimo até 10% do saldo da sua conta vinculada no FGTS, e até 100% do valor da multa rescisória devida a ele em caso de dispensa sem justa causa.

A medida, porém, só vai vigorar depois que o Conselho Curador do FGTS defina as taxas de juros e o número máximo de parcelas admitidas na operação, o que ainda não tem data marcada. Caberá à Caixa Econômica, que é a instituição financeira operadora do FGTS, estabelecer os procedimentos operacionais dessas transações




 

Cautela

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais usadas pelos brasileiros. Nos últimos 12 meses (março de 2015 a fevereiro de 2016), o montante de empréstimos consignados para pessoas físicas cresceu 6,8%, segundo informações disponíveis no site do Banco Central.

Mas educadores financeiros pedem que o consumidor avalie antes de contrair o consignado dando o FGTS como garantia. O diretor executivo da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, acredita que o trabalhador que utilizar o FGTS como garantia de um empréstimo terá duas situações: uma boa e uma ruim.

Ebook Gratuito

Como criar seu negócio totalmente digital

Como criar seu negócio totalmente digital

 

 

Veja Mais

Jair Bolsonaro que a Mídia Nunca vai Mostrar

› O PT se apropiava indevidamente do contracheque de aposentados endividados

“Para aqueles que já estão endividados e estejam em empréstimos mais caros, ter acesso a uma linha de crédito mais barata se torna uma excelente opção”, diz.

A ruim é que em momento de retração forte da economia, a possibilidade de ficar desempregado é maior. “Com isso, caso utilizem esta reserva para levantar um empréstimo, (os trabalhadores) correm o risco de ter um volume menor de recursos para suportar um período mais longo de desemprego”, observa.



Para o  educador financeiro Angelo Costa, a utilização do FGTS como garantia de  empréstimo é um equívoco. “Na maioria das vezes, essa é a única reserva que o trabalhador conseguiu constituir ao longo da sua vida, e que deve ter outras finalidades, como comprar a casa própria, garantir a aposentadoria ou ser utilizada em caso de doenças graves”.

No vídeo, logo abaixo, do Bom dia Brasil tem informações complementares:

 


 

fonte:correio24horas

Dê sua opinião: Compartilhe, deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

 

EVENTO PRESENCIAL: UM ACONTECIMENTO QUE MUDARÁ SUA VISÃO SOBRE O FUTEBOL.

evento trader esportivo

evento trader esportivo

Agora é lei FGTS poderá ser usado para aquisição de empréstimo consignado
Rate this post
Compartilhe Agora:

Recomendamos para você...

×