Saúde

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

A esteatose hepática (gordura no fígado) é um problema muito mais próximo e sério do que se imagina. O acúmulo de gordura no fígado é considerado perigoso quando ultrapassa a faixa dos 10% com distribuição uniforme. Isso acontece quando os hepatócitos (células do fígado) ficam cheios de gordura, comprometendo, portanto, o funcionamento do órgão e ocasionando danos importantes à saúde. Gordura no fígado sintomas causa e tratamento.

O fígado é um órgão com inúmeras funções primordiais no organismo. Se os cuidados com a alimentação não são tomados de forma preventiva, uma inflamação constante é iniciada. A ação do tempo torna esse processo ainda mais severo, que, com o passar de anos, pode até ocasionar o câncer.

A doença é ainda mais perigosa, pois não se manifesta com previsibilidade na maioria dos casos. Cerca de 80% dos pacientes não apresentam sintomas de problemas no fígado. Em geral, o diagnóstico é feito de forma acidental, pelo encontro de elevações nas enzimas hepáticas ou ao se submeter a um exame de ultrassom abdominal.  Saibam quais são as causas e como prevenir a esteatose hepática.

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Beber sem moderação não é legal: Pode Gerar Esteatose Alcoólica

Sim, se você tiver 3 destes 5 fatores alterados, você tem Gordura No Figado:

  • Grande quantidade de gordura abdominal – Homens: cintura com mais de 102 cm. Mulheres: cintura maior que 82cm.
  • Colesterol HDL Baixo – Homens: abaixo de 40mg/dl. Mulheres: abaixo de 50mg/dl.
  • Triglicérides Elevado – 150mg/dl ou acima.
  • Pressão Sanguínea Alta – 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão.
  • Glicose elevada – 110mg/dl ou superior.

Causas da doença

É possível classificar a doença em “Esteatose Hepática Alcoólica”, “Não Alcoólica” e ainda pela Hepatite C. No caso da Hepatite C, a esteatose ocorre em torno de 50% dos casos, e parece depender de uma ação citopática do vírus.

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Importante: Maus hábitos alimentares e bebidas alcoólicas estão intimamente relacionadas a doença!

Quando se pensa na relação do álcool com a doença, é muito difícil mensurar a dose alcoólica a ser considerada tóxica para o fígado. Embora seja algo extremamente variável na literatura, muitos utilizam a dose-limite de 20 g de etanol/dia. Acima desta medida, estudos mostram maior número de casos da esteatose hepática. Entretanto, o recado aqui é simples: evite excessos.

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

OBESIDADE NÃO É LEGAL: ELA PODE SER CAUSADORA DA DOENÇA

Excluir o álcool da vida não é o suficiente, pois isso de nada adianta se ainda persistirem os hábitos alimentares ruins. Ainda é possível ter Esteatose Não-Alcoólica, que é geralmente diagnosticada em pacientes com sobrepeso e problemas de alimentação. Cerca de 70% das pessoas com obesidade apresentam esteatose hepática. A doença também se manifesta em quem apresenta gordura visceral (gordura entre os órgãos), diabetes , hipercolesterolemia (níveis elevados de colesterol ) ou sedentarismo. Pode ser diagnosticada por meio das fezes claras, barriga inchada, olhos amarelados, dor de cabeça, cansaço, vômitos enjoos.

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Consequências da doença

O fígado é um órgão vital para o organismo. É igual o coração, pulmão e cérebro. Se o corpo está com o fígado comprometido, o prognóstico de vida deste é muito ruim. Afinal, sem as funções do fígado, não temos como sobreviver.

As suas células (hepatócitos) e suas enzimas têm o papel de metabolizar substâncias presentes no sangue, sejam elas benéficas ou prejudiciais ao nosso organismo. O fígado também é capaz de armazenar nutrientes, além de produzir proteínas e vitaminas primordiais para nossa saúde. Com a esteatose hepática todas essas funções ficam prejudicadas. Além disso, a inflamação constante gera lesões, e por fim, levam à cirrose (perda total da sua função levando a insuficiência hepática).




ORGANISMO FELIZ: DESCASCAR UMA BANANA É TÃO FÁCIL QUANTO ABRIR UMA BARRINHA DE CEREAL INDUSTRIALIZADA

Entretanto, tudo isso pode revertido, se a pessoa estiver disposta a mudar seus hábitos para uma vida cheia de saúde. Por isso, trago aqui algumas iniciativas que estão ao alcance de todos e que podem salvar vidas.

• Começamos com a base de tudo: a mudança do seu estilo de vida. Existem dois aliados para isso acontecer. A alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.
• Procure comer comida de verdade. Esteja consciente de que descascar uma banana é tão fácil quanto uma barrinha de cereal industrializada.
• Fique atenta! Analise seu abdômen. As medidas de circunferência não devem ultrapassar 88 cm nas mulheres e 102 cm nos homens.
• Procure evitar o álcool (principalmente os destilados). Se for beber, que seja com moderação. Preferencialmente o vinho tinto seco ou espumante extra brut.
• Evite o excesso de açúcar.
• Procure ingerir alimentos com fibras em sua composição.
• Evite excessos de carne vermelha e consuma menos gordura saturada.
• Substitua a carne vermelha por peixes. Use azeite de oliva extra virgem e abuse dos vegetais.
• Lembre-se: quanto mais colorido o seu prato melhor.
• Água é vida, beba sem moderação.

A presença em excesso de gordura no fígado é um risco para a sua saúde. Evite este mal ou reverta este quadro caso esteja instalado. Se não for tratado adequadamente, pode gerar complicações muitas vezes irreversíveis. Mude seus hábitos. Viva mais e melhor! A sua nutricionista pode ajudar!

fonte-http://marianakalil.com.br/beleza/saude/gordura-no-figado-e-mais-comum-do-que-se-imagina-conheca-os-sintomas-e-como-tratar/

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

Remédio Caseiro para Gordura no Fígado com Cardo-mariano

O chá de cardo-mariano é considerado um excelente remédio caseiro para gordura no fígado, este chá tem função adstringente em nosso organismo, o que facilita a digestão e aumenta o apetite, assim podemos reduzir os impactos da gordura no fígado.

 Ingredientes
  • 2 colheres (de chá) de sementes de cardo-mariano
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e logo em seguida adicione as sementes do cardo-mariano. espere a mistura repousar por 15 minutos, depois disto basta coar e tomar 30 minutos antes da refeição.

Apesar de ser um ótimo remédio caseiro para gordura no fígado, ele precisa ser associado a outros cuidados como não ingerir álcool, fazer uma dieta e praticar exercícios físicos regularmente.

Nem pense em comer frituras, comidas gordurosas ou ricas em açúcares como os refrigerantes, uma boa dieta para gordura no fígado evita todos estes tipos de alimentos inclusive os doces.




 

Remédio Caseiro para Gordura no Fígado com Lima-da-pérsia

A Lima-da-pérsia é um bom remédio caseiro para gordura no fígado, se trata de uma fruta cítrica com um potencial de limpar o fígado e recuperar seu estado normal, pegue uma lima-da-pérsia  e bata no liquidificador com casca e tudo, adicione 100ml de água e após coar tome tudo, é indicado tomar todos os dias em jejum por duas ou três semanas.

Remédio Caseiro para Gordura no Fígado com Cura do Limão

O limão é capaz de ajudar a limpar e diminuir a gordura no fígado, você pode tomar diariamente a bebida em jejum, pois além de contribuir para limpeza do fígado, ela também pode ajudar a combater e tratar outras doenças.

Ingredientes:

  • 01 dente de alho novinho
  • 01 fatia de gengibre fresco
  • 01 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 01 copo de água potável
  • 03 limões expremidos
  • 01 colher de chá de açafrão
  • 01 copo de suco de maçã fresca

Modo de Preparo:

Pegue todos os ingredientes e coloque no liquidificador, bata até que fique homogêneo, você deverá consumir em jejum sempre assim que acordar, lembrando que só é recomendado fazer a refeição 2 horas após tomar a bebida.

Como já avisamos, é recomendável escolher uma alimentação saudável durante o tratamento para garantir seu resultado, este tratamento deverá ser feito por no máximo 5 dias, não consuma nada com farinha, açúcar, café, álcool ou gordura.

Com esta receita de remédio caseiro para gordura no fígado, além de desintoxicar o fígado e o organismo de forma rápida, pelo fato do fígado liberar um monte de toxinas e gordura, você pode acabar perdendo até mesmo alguns quilinhos, tudo depende de você e da sua escolha.

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento

🗣 Se você gostou do artigo, compartilhe com amigos 🗣 curta nossa página no facebook, siga-nos no instagram e pinterest.

Gordura no fígado sintomas causa e tratamento
5 (100%) 323 votes
Compartilhe Agora:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.