Saúde

O que causa as manchas roxas na pele?

As manchas roxas tem como causa o extravasamento de sangue na pele,  e isto acontece pelo rompimento de diversos vasos sanguíneos, onde há fragilidade dos vasos, pelas pancadas e alterações das plaquetas e por último, não menos importante da capacidade de coagulação do sangue:

As principais causas para o aparecimento dessas manchas são:

* Distúrbios da coagulação do sangue;

* Deficiência de vitamina C;

* Tabagismo;

* Uso de corticoesteróides;

* Baixo número de plaquetas;

* Envelhecimento, é muito comum nos idosos;

* Predisposição genética, ocorrendo muito em mulheres, incidindo diretamente em certos períodos do ciclo menstrual, e com alterações hormonais na mulher;

* Púrpura por melancolia, devido a situações de muito estresse, tristeza profunda e ansiedade;

NUNCA INICIE UM TRATAMENTO SEM CONSULTAR UM MÉDICO

As manchas roxas que coçam pode indicar algum tipo de alergia manifestada pelo uso de cremes sabonetes medicamentos micose ou alimentação como chocolate e o leite. Para um diagnostico preciso o melhor caminho é procurar um dermatologista ou médico legista. Se essas manchas doem, pode ter sido originadas por batidas, mas se não for podem ser sinais de doenças graves como por exemplo o rompimento de vasos sanguíneos que acaba trazendo dores no local da mancha.

manchas roxas na pele

manchas roxas na pele

Preocupação –

As manchas roxas devem ser consideradas mais graves quando surgem em um curto espaço de tempo, quando são várias e quando surgem de repente, sem nenhum motivo aparente. O alerta  maior fica quando surgem em partes do corpo que não são os membros principais e se a pessoa não tem também histórico de sensibilidade.

Em algumas mulheres no período pré menstrual e durante, as manchas roxas costumam aparecer devido à ansiedade excessiva e o estresse, mas fique de olho pois doenças graves como leucemia denotam como principal sintoma o aparecimento de manchas roxas pela pele.

Leucemia –

Porém, elas raramente aparecem isoladas. O fato é que a leucemia (câncer) causa o acúmulo de células na medula óssea, prejudicando a produção dos glóbulos vermelhos, então as manchas roxas surgem junto com anemia, organismo mais vulnerável à infecções, causando sangramentos no nariz e na gengiva. Acompanha também este quadro da leucemia, gânglios linfáticos muito inchados, febres constantes, emagrecimento sem motivo aparente, suores noturnos, desconforto na região abdominal, dores nas articulações e nos ossos e há casos de dores de cabeça e náuseas, caso a doença atinja o sistema nervoso.
Mas fique tranquilo e não se assuste pois nem sempre as manchas são sinal de algum problema, porém, se tem dúvidas procure um médico pois quanto mais cedo o diagnóstico mais chances de controle e soluções para a cura.

Se você gostou da informação compartilhe, curta nossa página…

 
Compartilhe Agora:
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.