Saúde

Os Benefícios do Óleo de Copaíba

Os Benefícios do Óleo de Copaíba

O tronco é furado, a resina é colhida filtrada, e já está pronta para consumo. Também é possível destilar a resina mas não é comum No Brasil existem ou empresas que vendem o destilado mas preferimos consumir como ela sai da árvore.

Sobre esta árvore seu nome é Copaifera, seu gênero. A espécie mais comum é Copaifera langsdorfii ou Copaifera officinalis  a verdade é que existem muitas espécies precisamente no Brasil. Também temos a Copaifera multijuga e a Copaifera reticulata. Existem também algumas lendas sobre a copaíba pois trata-se de uma árvore grande que pode alcançar metros de altitude.

Ela também é conhecida como a Rainha da Amazônia porque seus frutos servem de comida a pequenos animais que atraem grandes animais e que atraem seres humanos, logo existe toda uma roda de espécies em volta da copaíba.

* NUNCA INICIE UM TRATAMENTO SEM ANTES CONSULTAR UM MÉDICO *

árvore de copaíba

É uma substância anti inflamatória, anti bacteriana, anti ulcerativa, anti tumoral e anti fúngica Mas estudos indicam que ele age também como indutor da glutationa logo poder anti oxidante para as enzimas do fígado, e ele também é testado como substituto de uma substância muito utilizada na odontologia o eugenol.

O eugenol é encontrado no óleo essencial de cravo mas é irritante para as mucosas então é bom que haja outra tão antisséptica quanto mas menos irritante menos dermo cáustica que faz irritação na mucosa oral,  pesquisadores brasileiros pensam em substituir o eugenol pela copaíba.  Agora sobre outra substância que encontramos na parte volátil do bálsamo é o ácido copálico, é substância minoritária mas é muito ativa assim como o beta cariofileno.  Tem potencial anti bacteriano anti inflamatório e foi testada por sua citotoxidade logo potencial anti câncer . (veja também dieta cetogênica contra o câncer) Ela também foi testada com sucesso contra leishmaniose.

USO DA COPAÍBA

Quanto ao uso da copaíba pode se usá la por via externa e por via interna. Pela via externa pode se usar mesmo pura se a superfície de pele for pequena, uma picada de inseto ou uma pequena queimadura, você pode aplicar puro na pele. Mas se a superfície for maior deve se diluir a copaíba em óleo vegetal para massagem corporal ou a mesmo se for uma superfície de tamanho médio de pele.

E em quais casos por via externa, sobretudo quando quisermos higienizar a pele, tratá la para peles feridas, por exemplo rachaduras nas solas dos pés. É algo maravilhoso para tratar também a acne e para as dores reumáticas por causa de suas propriedades anti inflamatórias. Serve também para tratar doenças fúngicas no couro cabeludo e também nas unhas e pela via interna para todas as doenças inflamatórias.
 

A copaíba é realmente muito poderosa por isso veja agora alguns dos benefícios que ela proporciona em todo o organismo:

1 – PROBLEMAS DIGESTIVOS Recupera o processo digestivo eliminando as toxinas e facilitando a digestão É excelente para o tratamento de úlcera gastrite e diminui a formação de gases Além disso regula o intestino e combate a prisão de ventre

2 – PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS A copaíba limpa desobstrui e regenera os vasos por isso é preventivo e eficaz em casos de varizes derrames e ataques cardíacos É também muito boa para controlar colesterol e triglicérides

3 – PROBLEMAS URINÁRIOS Promove a limpeza da uretra ajuda e previne cálculos em geral e catarro na bexiga e ainda evita infecções

4 – PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS É excelente expectorante e auxilia no tratamento de bronquite pneumonia asma pigarro sinusite e rinite

5 – PROBLEMAS NO APARELHO REPRODUTOR Limpa o útero e ovário ajudando a eliminar miomas e cistos

6 – PROBLEMAS NERVOSOS Melhora o funcionamento do sistema nervoso favorecendo o tratamento de depressão ansiedade estresse e insônia

7 – PROBLEMAS NOS OSSOS E MÚSCULOS Fortalece músculos tendões e ossos evitando a osteoporose Elimina dores musculares na coluna articulações artrose e artrite

8 – PROBLEMAS DE IMUNIDADE Restaura os sistemas de defesas do organismo É um forte antibiótico que previne e elimina inflamações e doenças

9 – FORMA DE USAR Existe o óleo de uso externo e o de uso interno É preciso ter certeza de que o óleo é puro sem conservantes e outras substâncias tóxicas para usá lo internamente Se não tiver essa certeza descarte seu uso interno Se houver certeza de que o óleo pode ser usado internamente tome gota para cada quilos de peso e misture com um pouco de água.

 

óleo de copaíba
E também para infecções bacterianas, quase todo tipo de bactéria pode se tratar com a ingestão da copaíba, sobretudo as infecções urinárias, mas também intestinais e mesmo a gastrite bacteriana .

Toma se algumas gotas por dia isso com adultos, claro por um período de dias.  Com crianças a copaíba é muito bem tolerada, claro que a dose deve ser adaptada. (sempre procure orientação de médicos e especialistas)

As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

dieta cetogênica

 
Compartilhe Agora:
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.