Natureza Saúde

Folha de pitanga seu Uso e Benefícios (Veja o Vídeo)

A pitanga, fruto da pitangueira , Eugenia uniflora , é planta nativa da Mata Atlântica brasileira , irmã da goiaba, araçá, grumixama e outras do gênero Eugenia, família botânica das Myrtaceae. Vamos falar sobre o seu uso medicinal e aromático – a pitanga é saborosa, perfumada e curativa. Folhas, frutos, casca, tudo pode ser usado para o seu benefício.

Folha de pitanga seu Uso e Benefícios
Folha de pitanga seu Uso e Benefícios

A pitanga você pode comer cru, ou fazer geléia, doce , preservar, que de alguma forma é deliciosa. Essa fruta você não encontra nos mercados – quando amadurece, a pitanga tem pouca durabilidade e resistência – e o ideal é colhê-la no pé e usar de imediato.

Você pode bater a pitanga no suco, misturada ou não com outras frutas, vai do gosto. Para fazer geleia ou doce, retire os grumos antes, porque com o calor eles dão um pouco de sabor amargo.

Apenas consuma pitanga madura – dependendo da variedade, a fruta madura pode ser vermelha brilhante, laranja do sol ou preta, brilhante.
E as folhas?

As folhas da pitangueira dão um ótimo chá para quando ela é meio alterada – isto é, quando você está um pouco nervoso e sua pressão arterial sobe, ou quando você está inquieto, ansioso, mesmo sem mudanças na pressão arterial.

COMO FAZER O CHÁ DE FOLHAS DE PITANGA?

Para fazer o chá da pitanga não é necessário ferver as folhas, apenas a água . Um punhado de folhas verdes, cheias de mão, é suficiente para uma grande chaleira de água. De 3 a 7 folhas a uma xícara de água fervente lhe dará um saboroso chá (algumas pitangueiras têm folhas grandes, outras, pequenas, por isso varia o número delas no copo). Em nossa opinião, não há necessidade de adoçar este chá, que é muito saboroso e aromático.

Mas as folhas da pitangueira também são usadas para tratar diarréia, febre, reumatismo e muito mais.

Banho de ervas com folha de pitanga.

Outro uso das folhas da pitangueira é no banho de ervas ou no banho do olfato. Este banho é bom para a pele e cabelo pela sua ação adstringente, que equilibra a oleosidade da pele e do couro cabeludo , e é antibacteriano. Hoje existem alguns bons produtos cosméticos em que o óleo essencial da pitanga foi incluído, por esse efeito dermatológico que é conhecido há séculos por nossos nativos brasileiros.

As folhas da erva pitangueira, dedicadas a Ogum e Yemanjá, equilibram as energias do fogo e da água , essenciais para a limpeza emocional , especialmente nos dias mais conturbados, por exemplo, durante a TPM. Use sem medo de cometer erros. Este é um banho de ervas que você pode usar em todo o corpo, incluindo a cabeça.

VEJA O VÍDEO:

Veja mais:

O que eles têm no óleo da pitangueira?
O óleo essencial da pitangueira é extraído de folhas e galhos jovens dessa planta. É um óleo muito hidratante , com ação antimicrobiana, antiinflamatória e repelente. Este é um óleo que não tem expansão comercial, portanto tenha cuidado com sua origem se o preço for muito barato.

Alguns pesquisadores estudam esse óleo, em sua composição e possibilidade de uso para a cura de doenças como o câncer.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

twelve − eleven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.